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Seus dados sempre estão contando histórias

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Para empresarios

Se você perguntar qual é o segredo para uma estratégia de marketing de sucesso, sem sombra de dúvida são os dados!

Ah... mas o marketing não é uma ciência exata.

Sim, o Marketing é sobre saber interpretar histórias e criar histórias. Mas não histórias platônicas, e sim histórias reais, que conectam com as pessoas.

Para isso, você precisa começar e conhecer o seu cliente. E acredite, isso vai muito além de criar comunicações com o nome dele e usar técnicas incríveis de persuasão, as famosas técnicas de copywriting.

Ninguém aguenta mais receber comunicações com fórmula pronta! As técnicas são ótimas, mas são só um recurso.

Conhecer o cliente é mergulhar em suas necessidades e desejos, prever seus comportamentos, saber como preferem interagir com a sua marca! É entender como tudo isso se conecta e saber os porquês.

Simples?! Só que não.

Vamos a um exemplo para tangibilizar: você precisa criar uma campanha de lançamento para uma máquina de lavar.

É crucial identificar o público-alvo, o valor específico que seu produto oferece e o que sua marca representa para ele. E você precisa compreender o caminho que o cliente percorre, desde o primeiro contato com a marca até a compra e além. Isso é o que chamamos de jornada do cliente.

Esse entendimento é chave para estar presente nos momentos decisivos, quer seja construindo esse desejo pela sua marca, pelo seu produto, quer seja suportando esse cliente no processo de decisão dele, esclarecendo dúvidas, para que no fim ele tenha certeza que quer a SUA máquina!

Você acha que um cliente que vai comprar uma máquina de lavar pela primeira vez na vida é igual a um cliente que vai comprar uma nova máquina porque a dele quebrou ? É fácil imaginar que eles vão ter necessidades diferentes. Você possivelmente vai ter tipos de clientes diferentes e também precisa ter clareza de quem são os perfis principais.

Como você vai saber tudo isso? Simples! Com dados!

Uma parte desses dados está no seu banco de dados. Por lá você consegue saber, por exemplo, quem já comprou máquina de lavar similar e está possivelmente no momento de trocar de máquina, etc .

Outra parte, vem de pesquisas. As pesquisas te ajudam a entender os porquês: porque as pessoas comprariam ou porque elas não comprariam a sua máquina; como elas escolhem; e até como usam a sua máquina no dia a dia delas; como a sua marca e o seu produto são percebidos em relação à concorrência.

E, por fim, mas não menos importante, uma parte fundamental dos seus dados está em simular a experiência do cliente. Isso vai te ajudar a entender a outra parte dos porquês. Simulando a experiência do cliente, conseguimos nos colocar no lugar dele e enxergar pontas soltas que não conseguimos prever lá do outro lado do balcão.

Lembra que eu comentei que o marketing é sobre interpretar histórias? Seus dados sempre estão contando histórias.

Além de conhecer o cliente, você precisa conhecer sobre o negócio.

E essa é daquele tipo que parece óbvio, mas de verdade muita gente deixa isso de lado. Você percebe isso, por exemplo, quando se depara com um relatório com comparações de igual para igual entre resultados de campanhas de produtos distintos, com comparações de cliques, conversão, como se texto e imagem fossem as únicas variáveis do jogo.

Uma empresa pode vender vários produtos, mas nem todos têm a mesma importância, certo?

Além disso, você precisa saber quem são os seus concorrentes, porque os consumidores escolhem os produtos deles, saber quando as necessidades e preferências dos consumidores mudam, saber sobre a economia, novas tendências e novas tecnologias.  

E é fundamental entender o direcional estratégico da empresa para o momento. Ela precisa ganhar participação de mercado? Ela quer reconhecimento de marca?  

Quando falo de ter conhecimento de negócio eu não estou falando sobre ter anos de experiência em um determinado segmento. Isso pode ser até ruim se você se fechar demais nessa bolha, se acomodar e não conseguir ler sinais de necessidade de mudança, por exemplo.

Como eu disse no início, o segredo de uma boa estratégia de marketing está nos dados, porque você precisa conhecer o cliente, o negócio. O marketing não é sobre ser criativo. Mas o marketing é sobre se conectar com as pessoas!

No fim o que importa é a capacidade de processar e transformar esse "bando de dados" em conexões genuínas, como um "amador," que tem paixão e mente aberta.

Autor

Lélia Parisi

Chief - Marketing

Líder de Marketing visionária com duas décadas de experiência comprovada na condução de transformações digitais, construção de estratégias centradas no cliente e liderança de equipes multidisciplinares em iniciativas de marketing multicanal. Hábil na integração das necessidades do cliente, da marca e do negócio para a criação de iniciativas de marketing. Competente na colaboração com várias unidades de negócios, garantindo uma abordagem unificada e alinhada às diretrizes da marca, e que atenda aos KPIs do negócio. Uma pensadora analítica com um excelente olhar para otimizar execuções de marketing, garantindo eficiência orçamentária e entrega pontual. Apaixonada por construir e executar estratégias de marketing que atendam às necessidades do consumidor e que gerem crescimento para as empresas.

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